Internet

Perdeu o pontapé inicial da Copa do Mundo? Confira os bastidores do projeto “Andar de novo”

Por descuido ou desinteresse, um dos momentos mais aguardados da Abertura da Copa do Mundo, realizada na Arena Corinthians ontem, 12, quase passou despercebido.
O pontapé inicial da Copa, dado por um paraplégico durou menos de cinco segundos.

“Dirigido pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o projeto Walk Again, Andar de Novo, conta com mais de 150 pessoas, de 25 países, que trabalharam por dezessete meses. Tempo recorde para um projeto dessa magnitude.

(Rodrigo Buzzetto/TV Globo)

As soluções tecnológicas desenvolvidas para criar o exoesqueleto o tornam pioneiro no mundo. Suas ações são controladas por comandos do cérebro do próprio paciente. Eletrodos aplicados a uma touca captam os sinais dos neurônios e os retransmitem para o equipamento.
O equipamento, por sua vez, conta com dispositivos que devolvem ao paciente a informação de “pisar no chão”, através de sinais vibratórios no braço.

Oito voluntários passaram por essa experiência, deram seus primeiros passos com avatares em ambientes de realidade virtual. Depois, passaram a dar passos reais controlando simuladores de caminhada. Então, chegaram ao momento de vestir o exoesqueleto e andar de novo. Apenas um deles entrou em campo para dar o pontapé, mas todos estavam preparados.”

Confira o vídeo com os bastidores do ProjetoAndar de Novo“:

Deixe um comentário

O artigo escrito por:

Publicitário, blogger, youtuber e uma graça.