Curiosidade

Identidade SP: logotipos criativos ilustram os bairros de São Paulo

Cada bairro de São Paulo tem suas tradições. Todos possuem um reconhecimento único, algo que os tornam diferentes e especiais. Seja um passeio, um povo, algum símbolo turístico ou, a melhor parte, a comida, eles vão crescendo e mostrando que possuem vida própria e muita história para contar.

Pensando nessas particularidades, o projeto Identidade São Paulo traz logotipos criativos, que traduzem muito bem cada um dos bairros.

identidade-sp-bairro-vila-madalena-zona-oeste

identidade-sp-bairro-liberdade-centro

“Queremos criar ou fortalecer o elo entre as pessoas e seus bairros, despertando o sentimento de zelo, contribuindo para a divulgação da história, preservação de patrimônios e das tradições dos bairros paulistanos, valorizando o aspecto cultural da cidade.”

O projeto ainda está em andamento, correndo para a criação dos logotipos para os mais de 450 bairros de São Paulo.

identidade-sp-bairro-limao-zona-norte

identidade-sp-bairro-se-centro

identidade-sp-bairro-santa-cecilia-centro-1

O Identidade SP é um projeto do casal Pedro Campos e Stella Curzio.

Pedro é designer gráfico e fotógrafo, idealizador do projeto. Em meio a criações, conteúdo e fotografia para diversos clientes, ao longo dos mais de 15 anos de profissão, Pedro sentia falta de algo autoral que fosse além da sua percepção pessoal. Ele buscava realizar um projeto que contribuísse de alguma forma para algo maior quando, em 2009, num determinado momento, teve a ideia do Identidade SP porém, ficou no papel. Em 2013, em uma das arrumações corriqueiras, ele resgatou um caderninho antigo de anotações e achou os rabiscos do projeto.

Stella é responsável pelo processo de pesquisa do projeto. É ela quem busca as referências sobre os bairros nas mais diversas fontes e o significado dos nomes em dicionários da língua tupi e, quando há oportunidade, visita os bairros pessoalmente para conversar com moradores no intuito de descobrir percepções e lendas urbanas que somente moradores de longa data podem oferecer.

identidade-sp-bairro-paraiso-zona-sul

O projeto ainda possui um canal no YouTube, onde os idealizadores contam a história de cada logo e mostram de onde surgem suas inspirações, tudo para fortalecer ainda mais o processo de identificação das pessoas com os bairros.

Para mais informações, acesse o site oficial do projeto e o canal no YouTube.

Deixe um comentário

O artigo escrito por:

Publicitário, blogger, youtuber e uma graça.