Música

Dicas de sobrevivência para o Lollapalooza Brasil e outros festivais

Oi, lindos. Tudo bem?

Sei que está um pouco em cima da hora, já que o Lollapalooza Brasil 2016 começa amanhã, dia 12, mas também sei que não é o último Lolla da vida e vocês podem estar planejando conferir outros festivais pelo país ou pelo mundo. Então coloquem a estrelinha nesse link aí no seu computador para os próximos rolês.

Separei algumas dicas de como tornar o seu final de semana de festival mais agradável, sem dor de cabeça, para você curtir mais e chorar no show daquela banda que você rezou a vida toda para ver de perto. Separei não, separamos, porque consegui algumas dicas ótimas dos meus amigos no feice, nesse post aqui.

Vamos lá!

✣ LOOKS FABULOSOS DA GRINGA

Como a Victoria mencionou aqui nesse post do Borboletando, as pessoas que geralmente aparecem todas limpas e cheirosas nas fotos dos maiores festivais do mundo, sabe? Aquelas que você geralmente busca no Google e aí quer copiar o look delas. Então, essas pessoas geralmente são celebridades, blogueiras (risos), patrocinadores e convidados.

Foto: Dailymail.co.uk.

Foto: Dailymail.co.uk.

Elas não caminham o tempo todo como a gente faz, tem sofázinho delícia pra sentar na área VIP, não correm de um show para o outro, não pegam fila pra comprar ficha, não vão embora naquela muvuca quando o show acaba. Ou seja, elas podem ir com aquelas roupas.

✣ Não estou falando que você não pode ir com aquelas roupas, tá? Você pode ir como bem entender e deixar essa dica pra lá.

✣ Se você quiser se sentir mais confortável durante todo o dia de festival separe sua botinha (se não for muito pesada) ou tênis, algo que não machuque em nenhum momento. Tá com o mindinho apertado? Troca, vida. Não vai sobrar nada desse mindinho apertado no final do dia.

Resumindo: prefira roupas confortáveis, que não dificultem o caminhar (os palcos são bem distantes um do outro). Dá uma olhada no post da Vic, lá no blog Borboletando e pegue algumas dicas de looks.

✣ EVITANDO FILA NA HORA DE COMPRAR BEBIDA E COMIDA  

Em eventos de grande porte como os festivais, geralmente as bebidas só são liberadas através das fichas. Ou seja, nesses casos, você terá de enfrentar duas filas. Sabe os vendedores ambulantes autorizados que trabalham DENTRO do evento? Então, separe uma graninha em espécie para comprar suas bebidas com eles (alguns vendem comida também). Eles só aceitam dinheiro justamente para facilitar a vida dos clientes e diminuir as filas.

No caso do Lollapalooza Brasil, a moeda oficial do evento é o MANGO. Para comprar qualquer produto dentro do festival, você precisa ter Mangos: cada Mango vale 1 real (R$ 1,00). Para chegar no Lolla arrasando, você pode comprar seus mangos antecipados, só clicar aqui. Assim você tem mais tempo para curtir o festival, sem se preocupar com a parte burocrática. Caso não possa acessar o site ou não tenha cartão de crédito, você pode comprar nos caixas distribuídos pelo Lollapalooza mesmo.

Foto: g1.globo.com.

Foto: g1.globo.com.

✣ OLHA A CHUVA!

Vou dar duas dicas porque vou contar um segredo pra vocês: eu tenho um certo pânico de muitas pessoas juntas usando capa de chuva. Ainda bem que conheço outras pessoas que compartilham do mesmo sentimento, assim não me sinto louco sozinho.

✣ A primeira dica é: tome banho de chuva. Leve algo (mais conhecido como bolsinha impermeável, é só dar um Google) para colocar dinheiro, documentoscelular e tome banho de chuva. A chuva não vai incomodar tanto se você estiver com roupas confortáveis.

✣ A segunda dica é: leva capinha de chuva mesmo porque guarda-chuva nem entra.

✣ VA MAIS CEDO!

Foto: Facebook Lollapalooza Brasil.

Foto: Facebook Lollapalooza Brasil.

Eu sempre aconselho todo mundo a chegar mais cedo. Você não pega tanta aglomeração desde o transporte público, tira fotos com a luz do dia, consegue encontrar as pessoas mais facilmente, etc.

✣ SOCORRO ME PERDI DOS MEUS AMIGOS!

Muito usado por mim e meus amigos durante festivais e até no carnaval, o método chama-se ponto de encontro final. Você já procurou por todos os cantos e nada? Então, marquem num lugar bem destacado e fique por ali. Ou combinem que tal hora todos estejam lá para ir embora. Todos curtem o festival, separados, se assim preferirem, e depois se encontram para ir pra casa.

✣ SEU 3G NAO VAI FUNCIONAR O TEMPO TODO.
ACEITA QUE DOI MENOS.

Os espaços para grandes festivais, por exigência dos órgãos públicos, são afastados da cidade e, nesse caso, de alguns pontos de internet. Tire as fotos e grave vídeos para postar depois, com calma.
✣ Volte à pré-história e use SMS e ligue para os seus amigos.
✣ Outro ponto importante é economizar bateria para não ficar na mão na hora de ir embora e não conseguir chamar táxi, ligar pra carona, etc. Pensando menos no 3G você aproveita mais o evento.

✣ DESCANSE E COMA BEM, MIGA.

Tenta dormir bem antes de encarar o evento. É lazer, mas para nós, sedentários que somos, é muita informação e corre-corre. Então durma bem para chegar lá toda pronta, toda bonita.

Já aceita que você vai lá pra não comer ou, como minha mãe diz, pra comer bobageira. Melhor comer bem e se hidratar no dia anterior ao festival.

✣ TRANSPORTE PUBLICO. 

Principalmente no domingo, 13, dia de protestos em São Paulo, use o transporte público. Trânsito só vai tirar a sua paciência, caso role algum atraso.

✣ Observação site do Lollapalooza Brasil:
TREM – É só pegar a Linha 9 – Esmeralda e desembarcar na estação Autódromo, que fica aberta até 01h no sábado e 00h no domingo. No local teremos uma equipe uniformizada auxiliando o acesso ao festival. O portão mais próximo para entrada ao Lolla é o portão 9. ATENÇÃO! COMPRE SEU BILHETE DE IDA E VOLTA, E EVITE FILAS NA HORA DE IR EMBORA. Confira o Mapa da Rede – Metrô clicando aqui.

UBER – Cadastre-se com o código LOLLABR em https://get.uber.com/go/LOLLABR e ganhe um desconto de até R$30, válido para novos usuários em São Paulo até 15/03/2016.

Para mais informações confira o #LOLLABR2016: COMO CHEGAR E COMO IR EMBORA.

✣ CELULAR NO BOLSO? 

Olha, é bem triste ter que dar esse dica, mas é a vida. Celular no bolso não dá mais nem em shows pequenos aqui em São Paulo. A dica é a famosa doleira, a própria bolsinha impermeável (presa na roupa) que eu citei no começo do post ou uma pochete. Como falaram no Facebook: é melhor ser vítima da moda do que de assalto.

✣ PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA.

A dica maravilhosa é da Barbara Bijos Maués, sobre o Lollapalooza Brasil: A entrada para pessoas com deficiência é feita pelo Portão 07. São 4 palcos, todos com acesso por via asfaltada. Porém, para chegar bem perto dos palcos o piso é todo de grama, o que dificulta um pouco o deslocamento de cadeira de rodas. Pessoas com deficiência e um acompanhante têm direito a 1/2 entrada. Mais informações no mapa do evento, clicando aqui.

✣ CUIDE-SE.

Protetor solar no rosto e ombros, repelente nas pernas, antes de sair de casa. E um mini-pacote de lencinhos umedecidos, o pacotinho entra. Serve pra usar no banheiro e para limpar as mãos antes de comer. Aproveita e confere no site do evento o que pode ou não pode levar, só clicar aqui.

✣ VOCE NAO ESTA SOZINHO.

12369229_949566838463520_6914437853934319974_n

Foto: Facebook Lollapalooza Brasil.

Assim como em qualquer evento, você precisa sempre lembrar que você não está sozinho. Pelo contrário, são milhares de pessoas eufóricas, disputando espaço e consumindo bebida alcoólica.
✣ Se acontecer, evite ficar perto de brigas.
✣ Respeite o espaço do outro. Você está ali para se divertir e curtir com seus amigos. Aproveite isso.
✣ Lembre-se que é um espaço com algumas pessoas com alguma necessidade especial, fique atento e seja uma boa pessoa.

Foto: Facebook Lollapalooza Brasil.

Foto: Facebook Lollapalooza Brasil.

No mais, eu quero deixar aqui que amo a atmosfera de festival. Todo mundo junto, um monte de amigos reunidos, uma galera que nunca foi num festival completamente surpresa com tudo.

Seja gentil, tire muitos fotos, agarre seus amigos e eu desejo lindas lembranças pra sua vida lá!

Tem alguma outra dica? Deixa nos comentários, por favor.

Acompanhe tudo pelas redes oficiais do evento: Facebook, site oficial e snapchat (Lollapalooza_BR).

Beijos.

Deixe um comentário

O artigo escrito por:

Publicitário, blogger, youtuber e uma graça.